Seguidores

quarta-feira, 2 de maio de 2012


Open Source
O software Open Source,  ou software livre surge com o apoio de várias marcas como resposta ao monopolio da Microsoft. Os defensores deste tipo de software, alegam que com programas grátis e abertos a modificações é possível experimentar e optar em liberdade, ou seja os defensoress do software livre afirmam que seu uso é uma questão de liberdade de expressão, fundamentam, que não se pode pensar em liberdade de informação se os programas são fechados e os utilizadores não podem adaptá-lo a qualquer uso e distribui-lo aos outros, que o pretenda utilizar da mesma forma.
O que veio a tornar o Open Source como um sotfware credível, deve-se aos profissionais que estão por detrás do desenvolvimento deste tipo de software, visto que são profissionais de tecnologia de informação, o que vem dar garantias de um software de qualidade.¹  
São exemplos de software open source, o Linux, o Apache, o Sendmail, entre outros. É através do sistema operativo Linux, que nos podemos aperceber da evolução do software open source, visto que a sua evolução coincide com o declinio de outros softwares similares pagos, para o fato contribuiu “a ideia de que os servidores Linux eram consideravelmente mais resistentes a ataques de externos (vírus, malware, etc.) do que os servidores Windows ajudou a despertar o interesse (Vaughan-Nichols, 2005)”.¹        
No entanto algumas dificuldades vão impedindo que este “projeto” amadureça, nomeadamente, a dificuldade em encontrar um consenso sobre a melhor forma de desenvolver o software, permitindo que todas as ideias, sejam aceites, não sendo separado o essencial do acessório, assim como o fato de estar em causa no desenvolvimento deste software os direitos de propriedade intelectual, visto que ninguém é totalmente responsável pelo desenvolvimento, conforme mencionam os defensores do software fechado, que defendem que o software livre destrói os direitos intelectuais pela criação de um produto.


Notas
¹ Texto C: Patrick Fahy (2008) - As Características dos Meios de Aprendizagem Interactiva Online disponível em: http://www.moodle.univ-ab.pt/moodle/mod/resource/view.php?id=2213381

sábado, 28 de abril de 2012

Software Social

Ao fazer uma pesquisa, encontrei esta definição, que define software social, como um software que:   
"…permite às pessoas encontrarem-se, ligarem-se ou colaborar através de uma discussão mediada por computador formando comunidades on-line. Em sentido alargado, este termo pode englobar medias antigos, tais como listas de distribuição, mas alguns restringem o seu significado a géneros mais recentes de software como os blogues e wikis." ¹
Esta definição vem corroborar as palavras de Shirky, et all², de que o software social, é um software que suporta a interacção em grupo.
Porém, existem autores, como Owen, et al.², que vão mais longe na definição, atribuindo ao software diferentes tipos de suporte:
·         Como suporte de interacção entre os indivíduos ou grupos, promovendo a aprendizagem colaborativa (assincrona), através de dos fóruns por exemplo.
·         Como suporte para o feedback social, em que os indivíduos ou grupos “reclamam” a contribuição e a opinião uns dos outros.
·         Como suporte para as redes sociais, espaço de criação e manutenção de relações pessoais.       
Há quem veja o sofware social capaz de mudar o funcionamento da sociedade, uma vez que fomenta a participação dos indíviduos e/ou grupos em comunidade.
Conforme menciona Fahy (2008)² “há uma expectativa de que as estruturas de aprendizagem, incluindo ferramentas e ambientes, irão reflectir e facilitar a uniformidade social, colaboração, cooperação e suporte mútuo”. E uma forma de não defraudar essas expectativas, será utilizar em ambientes de aprendizagem, este tipo de software, de forma a estimular uma aprendizagem colaborativa, “…orientada para a comunidade, baseada numa participação e associação voluntáriaFahy (2008)². Porém sem nos darmos conta, no nosso dia a dia, usamos diversas ferramentas para diversão e/ou trabalho, que podemos considerar como software social, como por exemplo, o Instant Messaging, os fóruns de internet, blogs, wikis, facebook, jogos online, etc.
Contudo, o sotware social, tem os seus criticos, que o consideram uma perca de tempo, fundamentado as suas criticas no facto de não haver indícios dos seus beneficios na vida real (Dvorak, 2006)²

 

Notas
² Texto C: Patrick Fahy (2008) - As Características dos Meios de Aprendizagem Interactiva Online disponível em: http://www.moodle.univ-ab.pt/moodle/mod/resource/view.php?id=2213381

sábado, 14 de abril de 2012


Olá a todos, é com enorme prazer que acabo de criar este novo Blog.


A criação deste blog decorre na sequência do Tópico C: Ferramentas para a Aprendizagem Online. (Blog). da UC Educação e Internet do 2º ano/2º semestre da Licenciatura em Educação da Universidade Aberta.

 


Fernando Jesus