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sábado, 28 de abril de 2012

Software Social

Ao fazer uma pesquisa, encontrei esta definição, que define software social, como um software que:   
"…permite às pessoas encontrarem-se, ligarem-se ou colaborar através de uma discussão mediada por computador formando comunidades on-line. Em sentido alargado, este termo pode englobar medias antigos, tais como listas de distribuição, mas alguns restringem o seu significado a géneros mais recentes de software como os blogues e wikis." ¹
Esta definição vem corroborar as palavras de Shirky, et all², de que o software social, é um software que suporta a interacção em grupo.
Porém, existem autores, como Owen, et al.², que vão mais longe na definição, atribuindo ao software diferentes tipos de suporte:
·         Como suporte de interacção entre os indivíduos ou grupos, promovendo a aprendizagem colaborativa (assincrona), através de dos fóruns por exemplo.
·         Como suporte para o feedback social, em que os indivíduos ou grupos “reclamam” a contribuição e a opinião uns dos outros.
·         Como suporte para as redes sociais, espaço de criação e manutenção de relações pessoais.       
Há quem veja o sofware social capaz de mudar o funcionamento da sociedade, uma vez que fomenta a participação dos indíviduos e/ou grupos em comunidade.
Conforme menciona Fahy (2008)² “há uma expectativa de que as estruturas de aprendizagem, incluindo ferramentas e ambientes, irão reflectir e facilitar a uniformidade social, colaboração, cooperação e suporte mútuo”. E uma forma de não defraudar essas expectativas, será utilizar em ambientes de aprendizagem, este tipo de software, de forma a estimular uma aprendizagem colaborativa, “…orientada para a comunidade, baseada numa participação e associação voluntáriaFahy (2008)². Porém sem nos darmos conta, no nosso dia a dia, usamos diversas ferramentas para diversão e/ou trabalho, que podemos considerar como software social, como por exemplo, o Instant Messaging, os fóruns de internet, blogs, wikis, facebook, jogos online, etc.
Contudo, o sotware social, tem os seus criticos, que o consideram uma perca de tempo, fundamentado as suas criticas no facto de não haver indícios dos seus beneficios na vida real (Dvorak, 2006)²

 

Notas
² Texto C: Patrick Fahy (2008) - As Características dos Meios de Aprendizagem Interactiva Online disponível em: http://www.moodle.univ-ab.pt/moodle/mod/resource/view.php?id=2213381

1 comentário:

  1. Em suma, a utilização do software social como forma de adquirir e partilhar conhecimento ainda está numa fase inicial. Prova disso é que são ainda poucas as instituições que apostam nestas ferramentas como método de ensino. Porém “quem” os utiliza reconhece nos mesmos uma excelente ferramenta para aquisição e partilha de conhecimento, exemplo disso são os estudantes da Universidade Aberta, que no dia a dia, os utilizam (fóruns) como auxiliares para o desenvolvimento de competências, e identificam no software social benefícios e valores significativos.
    Porém é necessário que os educadores/formadores estejam preparados para uma sociedade cada vez mais ávida de estar online.

    Fernando Jesus

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