Software Social
Ao fazer uma pesquisa, encontrei esta definição, que define software social, como um software que:
"…permite às pessoas
encontrarem-se, ligarem-se ou colaborar através de uma discussão mediada por
computador formando comunidades on-line. Em sentido alargado, este termo pode
englobar medias antigos, tais como listas de distribuição, mas alguns
restringem o seu significado a géneros mais recentes de software como os
blogues e wikis." ¹
Esta definição vem corroborar
as palavras de Shirky, et all², de que o software social, é
um software que suporta a interacção em grupo.
Porém, existem autores, como Owen, et al.², que
vão mais longe na definição, atribuindo ao software diferentes tipos de suporte:
·
Como suporte de interacção entre os indivíduos ou
grupos, promovendo a aprendizagem colaborativa (assincrona), através de dos fóruns
por exemplo.
·
Como suporte para o feedback social, em que os
indivíduos ou grupos “reclamam” a contribuição e a opinião uns dos outros.
·
Como suporte para as redes sociais, espaço de
criação e manutenção de relações pessoais.
Há quem veja o sofware
social capaz de mudar o funcionamento da sociedade, uma vez que fomenta a
participação dos indíviduos e/ou grupos em comunidade.
Conforme menciona Fahy
(2008)² “há uma
expectativa de que as estruturas de aprendizagem, incluindo ferramentas e
ambientes, irão reflectir e facilitar a uniformidade social, colaboração,
cooperação e suporte mútuo”. E uma forma de não defraudar
essas expectativas, será utilizar em ambientes de aprendizagem, este tipo de
software, de forma a estimular uma aprendizagem colaborativa, “…orientada para a comunidade, baseada numa
participação e associação voluntária” Fahy (2008)². Porém
sem nos darmos conta, no nosso dia a dia, usamos diversas ferramentas para
diversão e/ou trabalho, que podemos considerar como software social, como por
exemplo, o Instant Messaging, os fóruns
de internet, blogs, wikis, facebook, jogos
online, etc.
Contudo, o sotware social,
tem os seus criticos, que o consideram uma perca de tempo, fundamentado
as suas criticas no facto de não haver indícios dos seus beneficios na vida
real (Dvorak, 2006)²
Notas
² Texto C: Patrick Fahy (2008) - As
Características dos Meios de Aprendizagem Interactiva Online disponível em: http://www.moodle.univ-ab.pt/moodle/mod/resource/view.php?id=2213381
Em suma, a utilização do software social como forma de adquirir e partilhar conhecimento ainda está numa fase inicial. Prova disso é que são ainda poucas as instituições que apostam nestas ferramentas como método de ensino. Porém “quem” os utiliza reconhece nos mesmos uma excelente ferramenta para aquisição e partilha de conhecimento, exemplo disso são os estudantes da Universidade Aberta, que no dia a dia, os utilizam (fóruns) como auxiliares para o desenvolvimento de competências, e identificam no software social benefícios e valores significativos.
ResponderEliminarPorém é necessário que os educadores/formadores estejam preparados para uma sociedade cada vez mais ávida de estar online.
Fernando Jesus